VII ENCONTRO DE PSICOLOGIA E COMUNHÃO 1, 2 e 3 de Agosto de 2014
Rio de Janeiro
PRÉ-EVENTO
DIA 31 DE JULHO DE 2014
PEDAGOGIA PRESENÇA
Renato Chiera:
um novo olhar sobre o desamparo
Renato Chiera não tinha propriamente uma intenção de formar uma nova estrutura de pensamento ou uma nova escola ou linha pedagógica. A intenção inicial foi marcada por uma frase de um menino, um "menor abandonado", como são conhecidos os meninos de rua no Brasil:
- O senhor não se importa com a gente? Ninguém se importa, mas eu não quero morrer. O senhor não sabe, mas tem uma lista de 40 nomes de meninos que 'tão marcados pra morrer e eu sou o próximo, mas eu não quero morrer. Esse menino era conhecido como "Pirata", pois tinha um olho furado. "Apareceu" morto, baleado, na frente da garagem de Renato Chiera.
Transtornado com a violência nas ruas de Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio de Janeiro, reconhecida como uma das mais violentas do Brasil, Renato entendeu que devia fazer algo, pois indignar-se não era suficiente. Foi assim que decidiu deixar o carro fora da garagem, comprar colchões e cobertores e deixar dormir ali os "sem casa, sem pai, sem mãe, sem amor".
Nascia uma experiência nova, forte, marcante. Pe Renato é doutor em Filosofia (Universidade Católica de Milão, Itália) e autor de diversos livros, entre os quais "Filhos do Brasil" e "Pedagogia Presença", pela Editora Cidade Nova. Neste trata de modo mais específico o que tornou-se conhecido como uma "pedagogia", foi sua tese de doutorado, mas que pode muito bem ser percebido como um caminho que é também terapêutico, pois não só é capaz de resgatar crianças e adolescentes do mundo do crime, da prostituição e da dependência química, mas também capaz de reestruturar vidas, tornar histórias e vidas destruídas em vidas com dignidade e autonomia, inclusive em condição de buscar repetir a experiência do Pe. Renato: "doar-se aos outros, para que os outros tenham vida".
"Pedagogia Presença" é uma realidade concreta, fruto de mais de 25 anos de dedicação à causa dos "sem amor", para citar uma expressão do própio autor. É também uma esperança viva, que nos mostra o quanto podemos esperar do ser humano, da sua capacidade de reestruturação, de reconstrução da própria história.
Teremos oportunidade de ouvir diretamente de Renato Chiera o valor, o significado e os resultados da "presença". Também está prevista a participação de, hoje profissionais e colaboradores, antes usuários e dependentes.
* Abaixo, notícia veiculada no jornal "O Dia" em 18.03.13: http://abre.ai/xjV
Público-alvo: Profissionais e estudantes da área Psi, pedagogos, educadores, agentes e profissionais de saúde.
Horário: 15:00 ~ 19:00 h Inscrição: R$ 30,00
BANCO DO BRASIL
Agência: 3.119 - 4
Conta: 11.658 - 0
Var.: 96 (importante: ao depositar, sinalize a variação "96")
Em nome de Paulo Roberto Rech** Com depósito identificado!!!
*** Após o depósito, comunicar os dados, usando o formulário abaixo, ou o formulário da página INSCRIÇÕES, neste mesmo site, para o caso de quem for participar também do VII ENCONTRO DE PSICOLOGIA E COMUNHÃO.
Na mensagem notificar e identificar o depósito de R$ 30,00, ou suas eventuais dúvidas sobre o evento.
Obrigado.
Equipe de Coordenação
A ficha de inscrição abaixo é para quem planeja participar somente do PRÉ - EVENTO. Os participantes do VII ENCONTRO DE PSICOLOGIA E COMUNHÃO devem preencher a ficha na página INSCRIÇÕES!!!