VII ENCONTRO DE PSICOLOGIA E COMUNHÃO 1, 2 e 3 de Agosto de 2014
Rio de Janeiro
Psicologia e Comunhão no Brasil
Nossa breve história
O estilo de vida - não só pessoal, mas também profissional - proposto por Chiara Lubich chegou ao Brasil no final dos anos de 1950 e radicou-se, primeiro no nordeste, mas em seguida em São Paulo e hoje está presente de norte a sul do Brasil.
Os profissionais da área Psi começaram a encontrar-se após o doutorado H. C. de Chiara Lubich, em 1999 e, não sem sacrifícios e abnegações, em 2002 realizou-se o I Congresso de Psicologia e Comunhão, em Roma. Seguindo os passos da experiência romana, também no Brasil os profissionais passaram a aprofundar, independente da escola ou linha profissional assumida, a relação entre as colocações e conceitos de Lubich e a psicologia.
A experiência repete-se, seja no Brasil, seja em Roma ou onde se condivide o estilo de vida proposto por Lubich e esta é a "novidade": profissionais colocam em comum o próprio saber, tornando o conhecimento uma riqueza de todos; escutam, trocam ideias, aprofundam e buscam antes de tudo o bem do outro. Tanto as dúvidas de um, colocadas no grupo, quanto a experiência de outro tem valor para quem escuta, pois doar-se é um pressuposto. A busca incessante é crescer na comunhão e, na comunhão, fortalecer o caminho profissional, ancorado nas próprias convicções profissionais e no estilo de vida e nos conceitos propostos por Chiara Lubich.
Qual o pré-requisito para participar?
Para um primeiro contato com o grupo propõe-se tão somente um estilo de vida aberto ao diálogo e que perceba a dinâmica da comunhão como um enriquecimento. O profissional não precisa, necessariamente, participar ou inserir-se na estrutura do Movimento dos Focolares.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Você gostaria de apresentar um trabalho profissional e doar o teu conhecimento e experiência? É importante que esteja relacionado ao tema "O outro: diferente de mim, igual a mim".
Artigo ou comunicação
O texto final deve ser escrito em no máximo 4 páginas, espaço simples, letra arial tamanho 12. Pede-se enviar um resumo, máximo meia página (abstract) até o dia 20 de junho para avaliação. Aprovado o resumo, a Comissão Organizadora entrará em contato para pedir o trabalho completo, incluído a necessária apresentação em data show (power point ou outro) e o texto completo até o dia 05 de julho para avaliação final.
Banner
O projeto do banner (lay out ou desenho gráfico) deve ser encaminhado até o dia 20 de junho via e-mail para apreciação e deve seguir o padrão
dos impressos do gênero e incluir uma forma para sustentação.
Pode conter texto e fotografias.
CONTATOS: